1º Seminário Brasileiro sobre Fogões Ecológicos

Maiores informações

Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste

(81) 3423-5851
(81) 3423-5857

www.cepan.org.br

 

Prolenha

(31) 9985-3257
(31) 9225-5461

www.prolenha.org.br

Objetivos do Seminário

O Primeiro Seminário Brasileiro sobre Fogões Ecológicos foi realizado no CEAGRI II, no Campus da UFRPE em Recife, em 11 e 12 de Julho de 2013.

O objetivo deste seminário foi o de discutir a problemática ocasionada pelo uso de fogões a lenha primitivos no Brasil, e analisar as possíveis soluções.

Inscreveram-se para o seminário 98 pessoas, entretanto devido à greve nacional convocada para o dia 11 de Julho com o bloqueio de estradas, e greve no transporte público, participaram efetivamente do seminario 64 pessoas representantes de diferentes organizações que direta o indiretamente estão relacionadas e interessadas na promoção de fogões ecológicos. Confira aqui a lista de participantes >> 

Durante o seminário houve troca de experiências sobre a promoção de fogões ecológicos entre as diversas organizações presentes.

Os debates finais se centraram na discussão de propostas de iniciativas e estratégias para um maior acesso das famílias camponesas as tecnologias de fogões ecológicos.

As apresentações, vídeos e conclusões estão apresentadas dentro da agenda do seminário.

Fogões a lenha

No Brasil aproximadamente nove milhões de famílias brasileiras ainda utilizam biomassa para cozinhar, das quais 50% estão no nordeste*. A grande maioria utilizam diariamente fogões de desenho primitivo, muito ineficientes e que emitem grande quantidade de fumaça, o que leva a morte prematura de 21 mil pessoas todos os anos no país**, devido a problemas de saúde decorrentes da exposição à fumaça.

Além de ocasionar problemas de saúde, estes primitivos fogões consomem grande quantidade de energia de forma ineficiente, principalmente a lenha, ocasionando uma pressão insustentável dos recursos naturais em biomas como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica.

Algumas organizações localizadas nestes biomas já estão se mobilizando para reduzir o impacto destes fogões primitivos, adotando projetos para a disseminação de fogões ecológicos, os quais são mais eficientes e de emissões mais limpas, como uma estratégia de convivência sustentável do agricultor com o bioma em que habita. O objetivo é tornar o uso de lenha sustentável, além de evitar problemas de saúde, melhorar a qualidade de vida destas famílias, e evitar a emissão de gases de efeito estufa.

* Fundação SHELL 2007. "Brazil market analysis for improved stoves". Final Report, Stage 1, By Winrock International. April 2007.
** The Lancet Journal 2012. "A comparative risk assessment of burden of disease and injury attributable to 67 risk factors and risk factor clusters in 21 regions" , 1990—2010:a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2010. The Lancet, Volume 380, Issue 9859, Pages 2224 - 2260, 15 December 2012.

Realização Cepan Prolenha
Realização Ecofogão