ECOFOGÃO DO BEM

  • A Ecofogão convida instituições públicas e privadas com foco social e/ou ambiental para apresentarem propostas que beneficiem 10 famílias mineiras em situação de vulnerabilidade. O objetivo é substituir seus fogões a lenha precários, que emitem grande quantidade de fumaça e consomem excessiva lenha, por modernos Ecofogões.

  • Iniciativa

    Ecofogão Fogão a Lenha Ecológico

  • Apoio

  • Penninha
    Chefe Penninha

Dignidade e Sustentabilidade nas Cozinhas Mineiras

Embora Minas Gerais seja um dos estados mais prósperos do Brasil e com uma gastronomia renomada, a realidade das cozinhas de muitas famílias carentes, especialmente nas áreas rurais e periferias, é marcada pela pobreza energética, com a precariedade dos fogões a lenha. O persistente uso de fogões em condições rudimentares, sem ou com chaminés em mal funcionamento, baixa eficiência energética, e construídos com materiais de baixa qualidade, ocasionam um ambiente de vulnerabilidade, insalubre para o preparo das comidas, de consumo excessivo de lenha e baixa autoestima das famílias.

Esta pobreza energética gera diversos problemas:

  • Saúde comprometida: A fumaça tóxica emitida pelos fogões a lenha rudimentares causa doenças respiratórias graves, principalmente em mulheres e crianças, que passam mais tempo na cozinha.
  • Degrada o meio ambiente: O alto consumo de lenha dos fogões rudimentares exerce muitas vezes uma demanda exagerada por madeira no entorno.
  • Desenvolvimento limitado: A falta de acesso a tecnologias eficientes impede que as famílias alcancem seu pleno potencial, perpetuando o ciclo da pobreza extrema.
  • Dignidade afetada: As cozinhas precárias afetam a autoestima e o bem-estar das famílias, dificultando a criação de um ambiente familiar acolhedor e saudável.

Segundo dados recentes do IBGE (PNAD 2022) no Brasil, 17% dos domicílios, ou quase 13 milhões de domicílios utilizam a lenha como combustível para cozinhar¹, enquanto que em Minas Gerais assume destaque nesta estatística pois são praticamente 20% do estado, ou seja 1,5 milhões de domicílios, o estado com maior número de usuários de lenha no Brasil junto ao Rio Grande do Sul.

Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde, destaca que atualmente cerca de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam fogões poluentes, principalmente de biomassa (madeira, esterco animal e resíduos agrícolas) além do carvão. Infelizmente, esta poluição doméstica ocasiona a morte prematura de 3,2 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, o que representa quase 50% das mortes totais por poluição do ar a nível global (incluindo poluição do ar externo), que totalizam 6,7 milhões de mortes prematuras anualmente².

1-https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6739#resultado

2-https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/household-air-pollution-and-health

As seguintes imagens, extraídas da internet, ilustram as condições primitivas de muitas dessas famílias brasileiras que ainda cozinham com fogões muito rústicos, poluentes e insustentáveis.

Ecofogão com sustentabilidade e dignidade

A iniciativa ECOFOGÃO DO BEM reconhece a importância da cozinha como coração do lar, especialmente na cultura mineira. Mais do que um ¨eletrodoméstico¨, um bom fogão representa dignidade, saúde e qualidade de vida.
O ECOFOGÃO DO BEM propõe a substituição dos fogões a lenha primitivos por Ecofogões, mais modernos, limpos e eficientes, proporcionando diversos benefícios:

  • Saúde aprimorada: A eliminação da fumaça elimina o risco de doenças respiratórias, melhorando a qualidade de vida das famílias, e principalmente a das mulheres, as mais expostas a fumaça.
  • Sustentabilidade ambiental: Com a significativa redução no consumo de lenha pelo fogão ecológico, menos lenha será extraída da natureza equilibrando assim a demanda com a oferta de forma sustentável, além de minimizar e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
  • Dignidade restaurada: Com fogões com tecnologias mais modernas, resultam em cozinhas limpas oferecendo um ambiente mais agradável e saudável para cozinhar e compartilhar refeições, promovendo o bem-estar e a autoestima da família.
  • Desenvolvimento impulsionado: A economia de tempo e lenha, além da saúde preservada, permite que as famílias dediquem mais tempo e recursos a outras atividades, e até mesmo produtivas a partir das oportunidades que o novo fogão oferece em termos de eficiência de combustível.

Projetos de modernização de fogões a lenha para famílias carentes são frequentes no mundo, enquanto no Brasil diversas ONGs, principalmente no Nordeste, têm investido nesta linha de ação com apoios financeiros diversos, incluindo dos fundos socioambientais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, assim como os governos da Bahia e Ceará.

As seguintes fotos ilustram ações de modernização implementadas pela ong Associação Caatinga e pelo governo da Bahia.

ASSOCIAÇÃO CAATINGA (Ceará):

Governo da Bahia:

Adicionalmente, ações educativas podem conscientizar as famílias beneficiárias sobre os benefícios da modernização dos fogões, promovendo a saúde, o meio ambiente e a cultura.

O ECOFOGÃO DO BEM, é uma iniciativa da ECOFOGÃO com o apoio da FUNDIÇÃO LIBANEZA

A Ecofogão, em sua missão de promover o bem-estar e a sustentabilidade, abre inscrições para o programa “Ecofogão do Bem”.

Através desta iniciativa, buscamos parceiros para doar 10 Ecofogões modelo CAMPESTRE 3 a famílias carentes de Minas Gerais que ainda utilizam fogões a lenha precários.

Critérios de Seleção:

  • Situação de vulnerabilidade: As famílias selecionadas serão aquelas em maior necessidade, com fogões a lenha em péssimas condições e que representem um risco à saúde e ao bem-estar;
  • Foco social e/ou ambiental: As propostas devem apresentar um impacto positivo na vida das famílias beneficiadas, seja através da melhoria da qualidade de vida, da saúde ou do meio ambiente;
  • Sustentabilidade: O projeto deve demonstrar como os Ecofogões contribuirão para a redução do consumo de lenha e das emissões de poluentes, promovendo a saúde e sustentabilidade ambiental.
  • Acompanhamento: O parceiro selecionado deverá ter presença na comunidade e dar assistência durante a instalação dos Ecofogões e a capacitação dos usuários, bem como o acompanhamento das famílias pelos primeiros 6 meses.

Como participar:

Instituições públicas e privadas interessadas em participar do programa “Ecofogão do Bem” devem enviar suas propostas até 30 de junho para o e-mail ecofogao@ecofogao.com com o título ¨ECOFOGAO DO BEM/nome da instituição¨

Duvidas quanto ao processo podem ser enviadas para ecofogao@ecofogao.com, com o titulo ¨Ecofogão do Bem/duvidas¨

A proposta selecionada será anunciada no dia 10 de julho pelo site da Ecofogão e Rádio Inconfidência.


FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO: ECOFOGÃO DO BEM

(Copie e preencha este formulário)

  1. NOME DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE
  2. PERFIL DA INSTITUIÇÃO (PÚBLICA X PRIVADA E ÁREA DE ATUAÇÃO TEMATICA E GEOGRAFICA)
  3. NOME DA PESSOA RESPONSÁVEL PELA PROPOSTA, E-MAIL DE CONTATO E WHATSAPP OU TELEFONE
  4. LOCALIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS A SEREM BENEFICIADAS
  5. JUSTIFICATIVA DO PORQUÊ ESTAS FAMÍLIAS FORAM PROPOSTAS (máximo de 2000 palavras)
  6. CARACTERIZAÇÃO DE CADA FAMILIA:
    a.Núcleo familiar: chefes de família e número de dependentes no domicilio, com respectivos níveis de escolaridade e se ainda estudantes. Descrição do sexo e idade de cada membro da família.
    b.Atividades de geração de renda dos membros da família, renda bruta familiar e auxílios governamentais (aposentadoria, bolsa família, etc.)
    c.Localização do domicilio e se é casa própria, alugada, emprestada, etc.
    d.Fotos da fachada da casa com a família, panorâmica de toda a cozinha, e em detalhe do fogão a lenha
    e.A família tem condições de fazer a base de sustentação do ecofogão, ou receberá apoio da instituição proponente, ou outras?
  7. OS ECOFOGÕES SERÃO ENTREGUES EM ENDEREÇO ÚNICO, EM ÁREA URBANA MAIS PROXIMA, E A INSTITUIÇÃO DEVERÁ SE RESPONSABILIZAR PELA ENTREGA DOS ECOFOGÕES NAS RESIDENCIAS DOS BENEFICIÁRIOS, ASSIM COMO DA INSTALAÇÃO, CAPACITAÇÃO SOBRE A OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS ECOFOGÕES (com apoio da ECOFOGÃO), E 4 VISITAS DE SEGUIMENTO NOS PRIMEIROS 6 MESES APÓS A INSTALAÇÃO.
  8. A ECOFOGÃO SOLICITA FOTOS DA COZINHA ANTES E DEPOIS DE INSTALADO O ECOFOGÃO COM A FAMÍLIA OU OS CHEFES DE FAMILIA E A COZINHEIRA/O.
  9. A ECOFOGÃO SOLICITA UM RELATÓRIO DA PROPONENTE DE COMO A INSTALAÇÃO DO ECOFOGÃO IMPACTOU NA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMILIAS BENEFICIADAS, AO TÉRMINO DE SEIS MESES DA INSTALAÇÃO, COM UMA FOTO DA COZINHA E DO FOGÃO, E COMENTARIOS PARA MELHORAR A INICIATIVA.
  10. NOTAS ADICIONAIS QUE QUEIRAM ACRESCENTAR NA PROPOSTA: (máximo de 2000 palavras)