Eficiência Comprovada

A eficiência do Ecofogão foi comprovada pela Universidade Federal de Pernambuco

O Ecofogão reduziu em mais de 50% o consumo de lenha em relação aos fogões tradicionais

O estudo foi feito em 2010 porTainah Madureira Regueira, como trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Federal de Pernambuco.

“COMPARAÇÃO ENTRE A EFICIÊNCIA DE DOIS MODELOS DE FOGÃO A LENHA E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESMATAMENTO DA CAATINGA”

O uso da lenha tem sido uma das causas do desmatamento na região semi-árida do Brasil. Apenas 20% da lenha consumida na região vêm do manejo sustentável. Além disso, o uso de fogões a lenha traz conseqüências para a saúde das mulheres, principalmente quando esses apresentam baixa eficiência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por ano, as doenças respiratórias causadas pela fumaça são responsáveis pela morte de milhões de crianças e mulheres em todo o mundo. O Projeto Dom Helder Câmara do Governo Federal Brasileiro, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e o Fundo para o Meio Ambiente (GEF), dá assistência às famílias agricultoras nas comunidades e assentamentos da região semi-árida, promovendo o uso sustentável dos recursos renováveis, o desenvolvimento regional e a superação da pobreza rural. Uma das iniciativas é a disseminação de modelos de fogões a lenha mais eficiente.

O estudo fez comparação entre o modelo do Ecofogão com o modelo convencional estimando a redução do uso de lenha, oferecendo uma base confiável para estimar os impactos ambientais e a saúde da família em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, Pernambuco.

Os resultados do estudo mostraram um aumento na eficiência de 64% no Ecofogão comparado com o fogão convencional, e também indicaram que o Ecofogão usou entre 53 e 57% menos lenha que o fogão convencional. Como conseqüência, reduziu o trabalho de coletar e armazenar a lenha em casa. Os depoimentos dos familiares referem que o Ecofogão pode trabalhar com vegetação secundária, resto de madeira e materiais alternativos como sabugo de milho. Também foi visível que o Ecofogão produz menos fumaça do que o normal.

Através deste estudo, foi possível concluir que a disseminação desse modelo de fogão na região semi-árida pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.

Baixar artigo em PDF