Para a utilização de fogão a lenha com serpentina é necessária a instalação de um cilindro (boiler) armazenador da água quente a ser distribuída aos pontos do chuveiro, lavatório e pia da cozinha, se não, pode danificar a serpentina.
Em nossos testes junto a Ecofogão com a tubulação de CPVC, ficou muito bem esclarecido que não é possível esta tubulação fazer parte do sistema entre o boiler e a serpentina, devido ao aquecimento constante que acaba por amolecer e propiciar bolhas na tubulação, que serão rompidas com consequente vazamento. Aconselhamos também que na saída para consumo, melhor que se coloque um tubo de cobre de pelo menos 1 m de comprimento e aí sim, fazer a conexão do CPVC.
O processo de serpentina para ser usado como aquecimento d’água é baseado no sistema termo sifão, isto é, a circulação é necessária. O boiler faz o armazenamento desta água quente, e evita a formação de gases e pressão na serpentina. Se esta pressão acontecer na serpentina, a torneira será sua única válvula de escape, podendo causar assim, sérios acidentes no momento do seu manuseio. Aconselhamos, a não utilização da água quente saindo diretamente da serpentina. Melhor instalar um boiler, para que o processo funcione perfeitamente.
Se pretender conectar a chaminé do Ecofogão à de uma churrasqueira, observe que o Ecofogão necessita ter sua chaminé independente em pelo menos dois tubos, ou seja, aproximadamente 2 metros, antes de conectá-la à chaminé da churrasqueira. Neste caso é recomendável instalar um regulador de tiragem para chaminé (válvula tipo borboleta).
Pode, mas a tubulação de cobre é muito melhor e com maior durabilidade.
Quando instalar a chaminé do Ecofogão, ela deve ultrapassar o telhado no mínimo 50 cm e na junta da chaminé com o telhado tem que ser feita uma vedação com um material próprio. Este material é encontrado em lojas de materiais de construção.
A chapa lisa pode ser usada para assar carnes, linguiça, etc., e também para cozinhar com panelas que tenham o fundo reto. Como as panelas não terão contato direto com o fogo, elas não sujarão com a fuligem. Já a chapa com furos pode ser usada para cozinhar, tampada ou sem as tampas, onde a panela terá contato direto com o fogão, o que agilizará a cocção dos alimentos.
Os boilers de alta pressão para armazenar água quente, geralmente são aqueles que trabalham com resistência elétrica. Estes boilers não trabalham com suspiro, e por isso usam termostato para medir a temperatura limite de aquecimento. Em geral, eles usam água pressurizada.
Os boilers que usamos normalmente para armazenar água quente são, portanto de baixa pressão. Eles trabalham com sistema termo sifão, e têm um suspiro para aliviar a pressão naturalmente, quando a temperatura atinge seu limite.